Black Bag (ou Código Preto).
Quando a estética vence o enredo e a espionagem invade o quarto conjugal.
Eu tenho um fraco — declarado — por thrillers de espionagem. E não qualquer um: gosto dos que deslizam silenciosos, sem pirotecnia, mas com tensão densa e olhar clínico. Gosto de segredos em ambientes limpos, diálogos que funcionam como códigos, traições sutis embaladas por elegância. E Black Bag, dirigido por Steven Soderbergh, entrega exatamente isso — com falhas, sim, mas também com acertos que, para mim, fazem valer a experiência.
Assisti pela Amazon Prime, já sabendo que o filme dividiu opiniões. E de fato: o roteiro se perde em partes, lança reviravoltas que parecem saídas do nada, exige mais do espectador do que oferece em termos de explicação. Mas, sinceramente? Eu fui fisgada mesmo assim.
Porque Black Bag tem algo que me move: um casting estrelado, uma paleta fria milimetricamente composta e aquela tensão que pulsa nos silêncios — marca registrada de Soderbergh. Aqui, o diretor entrega mais um daqueles filmes que parecem limpos por fora, mas carregam veneno nas entrelinhas.
⸻
🎭 Elenco: olhares que falam mais do que palavras
Cate Blanchett está no auge de sua contenção dramática. Sua Kathryn é uma agente experiente, racional e elegante, que caminha na linha tênue entre dever e afeto. Ao seu lado — e muitas vezes contra —, Michael Fassbender entrega um George enigmático, inquietante, com uma energia difícil de decifrar.
Seu sotaque irlandês contido, quase robótico, acentua essa ambiguidade: seria apenas a forma do ator ou um traço intencional do personagem? Para mim, soa como um traço de espectro autista leve, o que só reforça o estranhamento entre ele e o mundo à sua volta — inclusive sua própria esposa. O resultado é uma relação conjugal onde cada gesto, cada frase, pode ser tanto carinho quanto ameaça. E isso é delicioso de assistir.
⸻
🧊 Fotografia e direção de arte: o luxo do silêncio
Se há algo em que Black Bag realmente brilha, é na construção visual. A fotografia aposta em tons frios, ambientes sofisticados e enquadramentos geométricos que evocam a sensação de controle — ou melhor, da ilusão de controle.
Os espaços são amplos, bem decorados, mas emocionalmente inabitáveis. A direção de arte é elegante sem ostentação, quase clínica, mas com uma beleza hipnótica. A estética acompanha a narrativa: tudo parece calmo demais para não esconder algo. É como se o filme nos dissesse o tempo todo: “Olhe de novo — você não está vendo tudo”.
⸻
🧠 Roteiro: quando o mistério confunde
Agora, sim, o ponto fraco: o roteiro. Não por ser fraco em estrutura, mas por exigir do espectador uma elasticidade interpretativa que nem sempre se justifica.
O segundo ato é envolvente, mas o terceiro tropeça. Algumas revelações soam precipitadas, como se estivéssemos assistindo a cortes de uma trama maior que ficou na ilha de edição. Em vez de respostas, o filme entrega camadas — e isso pode frustrar quem espera reviravoltas mais ousadas ou claras. Ainda assim, não considero um defeito fatal. Para mim, Soderbergh não quer explicar. Ele quer provocar. E nisso, ele acerta.
⸻
📺 Onde assistir
Black Bag está disponível no Brasil via Amazon Prime Video, sob o título original. Em alguns mercados, é chamado de Código Preto. Ainda sem tradução oficial amplamente adotada, mas com acessibilidade garantida. Nada de VPN necessária: o filme já chegou por aqui.
⸻
💬 Veredito final
Black Bag não é um filme para quem busca ação frenética ou suspense mastigado. É um estudo de silêncio, disfarce e duplicidade — tanto profissional quanto afetiva.
Para mim, foi uma experiência sensorial, estética, quase cerebral. Fiquei pensando nos personagens dias depois. E é isso que eu mais valorizo: o cinema que permanece. Se você gosta de thrillers que sussurram em vez de gritar, este é um convite irresistível para observar o que se passa quando o perigo se esconde sob os lençóis.
_____
Inglês:
🎬 Black Bag
When aesthetics prevail over plot and espionage sneaks into the marital bed
By Valéria Monteiro
I have a well-known weakness for spy thrillers — but not just any kind. I’m drawn to those that move in silence, that drip with tension rather than explode. I love secrets whispered in clean, geometric rooms. Dialogues that double as codes. Betrayals wrapped in elegance. And Black Bag, directed by Steven Soderbergh, delivers precisely that — flawed, yes, but still compelling.
I watched it on Amazon Prime, already aware of the mixed reviews. And it’s true: the plot gets tangled at times, with turns that seem abrupt or underdeveloped. The film asks more of the viewer than it’s always willing to give back in clarity. But to be honest? I was hooked anyway.
Because Black Bag brings together many of the things I most admire: a stellar cast, a perfectly controlled visual language, and that specific kind of tension that lingers in silence — Soderbergh’s signature. He delivers another film that looks pristine on the outside, but simmers with doubt underneath.
⸻
🎭 A cast that speaks in glances
Cate Blanchett is at her most restrained and magnetic. Her Kathryn is a seasoned intelligence officer, polished and calculating, torn between duty and emotion. Opposite her — and often against — Michael Fassbender delivers an enigmatic George.
His soft, almost affectless Irish accent lends the character a curious emotional detachment — so subtle it borders on what one might interpret as a lightly autistic spectrum performance. Is George hiding something… or is this simply who he is? That uncertainty becomes the heart of their relationship — and the film.
⸻
🧊 Cinematography and art direction: the luxury of quiet
Where Black Bag truly shines is in its visual architecture. The cinematography is icy and restrained, the interiors elegant and austere, the framing precise.
The spaces are large, tastefully furnished, but emotionally uninhabited. The production design oozes controlled elegance, never showy, but always deliberate. And like everything else in the film, that elegance isn’t just style — it’s narrative. It suggests a world where things appear composed… until they don’t.
⸻
🧠 The script: mystery or misfire?
And now, the weakest link: the screenplay. Not because it’s badly written, but because it leans so hard into ambiguity that it sometimes collapses into confusion.
The second act builds tension beautifully, but the third stumbles. Some plot reveals feel rushed, as if we’re watching fragments of a longer story trimmed too tightly. Instead of answers, the film offers layers — which may frustrate viewers hoping for a cleaner resolution. But for me, that’s part of Soderbergh’s intention. He’s not trying to explain. He’s trying to disturb — and in that, he succeeds.
⸻
📺 Where to watch
Black Bag is available for streaming on Amazon Prime Video in Brazil and internationally. Some subtitles or listings refer to it as Código Preto, though that title is not officially confirmed. No VPN needed — this one is ready and waiting.
⸻
💬 Final verdict
Black Bag isn’t a film for those craving car chases or plot twists served on a platter. It’s a study in concealment, in marital mistrust, in the fine art of watching and not being watched.
For me, it was a cerebral, visual, sensory experience. The kind of film that lingers for days after. And that’s what I love most: cinema that stays with you. If you enjoy thrillers that whisper rather than shout, this one will pull you close — and leave you wondering who, exactly, is on your side.

Valéria Monteiro.
Jornalista, fundadora do site valeriamonteiro.com.br
e ex-âncora da TV Globo e Bloomberg.
24 de out. de 2025
Leia Também

A Caminhada Mais Longa:
O projeto Out of Eden Walk refaz, a pé, o percurso original da humanidade e lembra que todos viemos do mesmo lugar.

